Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Receita Estadual intima empresas a apresentar DIEFs pendentes

    A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, está convocando 2.595 contribuintes a apresentar os Documentos de Informações Econômicos Fiscais (DIEFs), correspondentes ao período entre janeiro de 2012 e agosto de 2014. A intimação está publicada no Diário Oficial desta terça-feira (02/12) e, a partir desta data, as empresas têm até 30 dias para sanar as pendências.

    Os contribuintes devem fazer a transmissão eletrônica dos arquivos utilizando o programa TED disponível no site da secretaria (www.sefaz.es.gov.br). O procedimento deve ser realizado com a versão atualizada do programa DIEF, disponível no mesmo endereço, com atenção ainda para o recolhimento da multa equivalente a 20 Valores da Referência do Tesouro Estadual (VRTEs) por documento.

    O gerente de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, Sergio Pereira Ricardo, destaca que a não transmissão das informações pode levar o contribuinte a uma série de sanções, como suspensão da inscrição estadual, impedimento de adesão ao Simples Nacional, a não emissão de Certidão Negativa de Débito ou de Certidão Positiva com efeito de Negativa e a suspensão de benefícios fiscais.

    O contribuinte que apresentar os documentos de forma espontânea dentro do prazo será beneficiado com pagamento reduzido da multa (20 VRTEs).

    O DIEF deve ser apresentado até o dia 15 de cada mês por todas as empresas inscritas no cadastro de contribuintes de ICMS da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) - exceto durante o período em que estiverem como optantes pelo Simples Nacional.

    A apresentação dos documentos deverá ser feita unicamente pela Internet. A falta de apresentação no prazo estabelecido no edital sujeitará as empresas ainda à ação fiscal com multa de 200 VRTEs (atualmente, R$ 504,20) por documento não entregue.

    Mais informações com a Gerência de Arrecadação e Cadastro da Sefaz, pelos telefones (27) 3347-5239 / 3347-5240 ou pelo e-mail dief@sefaz.es.gov.br.

    Semanalmente, estará disponível no site da Sefaz uma consulta atualizada das pendências intimadas (menu - Informações à Edital de Intimação: Relação de Empresas - Consulte as empresas que estão intimadas pelo Edital SUBSER 005/2014).

    • Publicações845
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-estadual-intima-empresas-a-apresentar-diefs-pendentes/154760069

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)