Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cinco dias para empresas que não recolheram o ICMS regularizar situação

    A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) iniciou nesta segunda-feira (09), o processo de intimação de 649 empresas para recolher o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarado em dezembro de 2014, e não recolhido até o momento. O valor total chega a R$ 45,6 milhões.

    Após a intimação, feita por meio de uma notificação de débito, o prazo máximo para o pagamento, com multa de 10%, é de cinco dias. Depois desse período, a multa chega a 40%. A intimação será via postal e o DUA deverá ser impresso por meio do site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br).

    Se o pagamento não for realizado, a dívida será protestada em cartório e executada judicialmente. De acordo com a subsecretaria da Receita, as empresas que insistirem neste procedimento serão submetidas ao Regime Especial de Fiscalização, que consiste na apuração do imposto diário e recolhimento antecipado do ICMS.

    Inadimplência

    O setor que mais concentra inadimplência com relação ao ICMS é o industrial, com 40% do total. Os demais segmentos inadimplentes estão entre comércio, transportes, entre outros.

    ICMS

    O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está embutido no preço das mercadorias, portanto, quando o consumidor adquire qualquer produto, o imposto é pago à empresa que comercializa a mercadoria, que repassa o ICMS ao Estado. Além disso, todos os tributos envolvidos na mercadoria já estão listados na nota fiscal.

    Informações à Imprensa

    Mayara Alvarenga

    Assessora de Comunicação da Sefaz

    mayara.santos@sefaz.es.gov.br

    3347-5128 / 99746-9479

    • Publicações845
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cinco-dias-para-empresas-que-nao-recolheram-o-icms-regularizar-situacao/166701104

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)